sábado, 10 de fevereiro de 2018

O glaciar Athabasca


22 de outubro de 2010

Perto da estrada que liga Banff a Jasper, não é difícil encontrar e entrar no acesso para o glaciar mais visitado da América do Norte, o glaciar  Athabasca. O ponto terminal do glaciar pode ser facilmente atingido após uma pequena caminhada, no entanto poderá parecer mais pequena e mais fácil do que realmente é. É preciso sobretudo ter cuidado com o vento frio que se faz sentir a partir de determinado ponto da subida. Muitas pessoas levam casacos quentes, luvas e gorros. E pudemos verificar isso, mesmo em pleno mês de Agosto. Nós aguentamos ir de manga curta, mas não pudemos permanecer muito tempo lá em cima. Apenas o tempo para apreciar e tirar as fotos. Há pessoas que se sentem mal, porque a pressão do ar é forte. Mas é muito bonito, estes glaciar, perdido nas enormes e extensas Montanhas Rochosas.



Este é o parque de estacionamento até onde os carros podem ir

O Glaciar visto da estrada
 A subida a percorrer até ao glaciar
Uma estrada paralela, por onde alguns autocarros sobem, mas param um pouco longe do glaciar.
Estas duas fotos foram tiradas nos limites permitidos, pois a  partir daqui encontra-se vedado.
 Mas um som forte faz-se ouvir, não apenas o do barulho do vento, mas também o som da água originada pelo constante degelo do glaciar. 

 Se parar por aqui poderá usufruir do apoio de uma pequena, mas eficaz zona comercial e encontrará este simpático boneco vestido a rigor! 😊

 Fernanda R-Mesquita

Informação da Wikipedia:
 ´´O glaciar Athabasca é um dos seis principais braços do campo de gelo Columbia, situado nas Montanhas Rochosas Canadenses. O glaciar Athabasca tem aproximadamente 6 km de comprimento e cobre uma área de 6 km² com uma espessura que varia entre os 90 e os 300 metros.
Devido ao aquecimento do clima, este glaciar recuou mais de 1.5 km nos últimos 125 anos, perdendo mais de metade do seu volume. Actualmente encontra-se em regressão à velocidade de 2-3 metros por ano. A sua velocidade de saída do campo de gelo é de alguns centímetros por dia.``




Sem comentários:

Enviar um comentário