Pow Wow- reunião dos povos nativos da América do Norte-




1-Agosto-2015

Hoje tivemos o privilégio de assistir a uma celebração fantástica: o Pow Wow.
Sentir de perto, a forma como este povo se reúne para relembrar as suas raízes é arrepiante de tanto sentimento que eles colocam nos seus cantos e danças. Os trajos são lindos! 



Um pow-wow (também grafado powwow, pow wow ou pau wau) é uma reunião dos povos nativos da América do Norte. O termo vem da palavra powwaw, que significa "líder espiritual" no idioma dos índios narragansett.

Hoje em dia, um pow-wow é um tipo específico de evento no qual indígenas e não-indígenas se encontram para dançar, cantar, socializar e homenagear a cultura dos povos indígenas norte-americanos. Geralmente há uma competição de dança, quase sempre com a entrega de prémio significantes em dinheiro aos vencedores. A duração dos pow-wows podem variar de 5 ou 6 horas até três dias seguidos. Os principais pow-wows, ou aqueles convocados para ocasiões especiais, chegam a durar até uma semana.

O termo também é utilizado para descrever qualquer reunião de indígenas de qualquer tribo, e é utilizado frequentemente em filmes do género Western, e passou a ser utilizado em inglês, por derivação, para qualquer reunião de pessoas importantes, como oficiais militares.

O planejamento para um pow-wow começa geralmente meses, por vezes até mesmo um ano, antes do evento, por um grupo de pessoas geralmente chamado de "comité de pow-wow". Os pow-wows podem ser patrocinados por uma organização tribal, ou por uma comunidade de índios norte-americanos de uma determinada área urbana, um programa de estúdios indígenas ou um clube de índigenas, ou até mesmo por universidades, faculdades, estabelecimentos comerciais ou organizações que possam fornecer fundos, seguros e trabalhadores voluntários.

O comité de pow-wow (Pow-wow committee) consiste de um número de indivíduos responsáveis por todo o planejamento antes do evento. Se um pow-wow tiver um patrocinador, tal como uma tribo, entidade de ensino ou organização, muitos ou todos os membros do comité pertencerão àquele grupo. O comité é responsável pelo recrutamento e contratação de toda a equipe de administração, pela divulgação do pow-wow, pela obtenção do local onde ele será realizado, e pelo recrutamento de vendedores que paguem pelo direito de montar e vender comidas e mercadorias durante o pow-wow.

A equipe de administração (Head staff) do pow-wow são as pessoas que gerem o evento no dia ou dias em que ele ocorre. Geralmente são contratados pelo comité do pow-wow com diversos meses de antecedência, já que a qualidade do trabalho da equipe pode ter impacto directo na presença do público.1 Ser escolhido como parte da equipe administrativa é uma honra, e mostra respeito pelas habilidades ou dedicação da pessoa.

O director de arena (Arena director) é a autoridade responsável durante o pow-wow. Por vezes o director de arena é designado como o whip man ("homem do chicote"); outras vezes o whip man é o assistente do diretor de arena. O director de arena certifica-se de que os dançarinos estão em seu lugar durante o pow-wow, e que os tambores sabem que tipo de canção devem tocar. Se existirem competições o diretor de arena é o responsável final pela contratação dos juízes, embora ele possa ter um assistente que se encarrega de ser o juiz principal. O director de arena também é responsável pela organização das cerimónias que possam ser executadas durante o pow-wow, como quando a pena de uma águia é derrubada, e assim por diante. Uma das principais funções do director de arena é assegurar-se que a arena de dança esteja sendo tratada com o devido respeito pelos visitantes do pow-wow.





















Este índio quando lhe pedi se o podia fotograr, decidiu brincar escondendo-se na árvore. Divertido!


Incrível como os mais novos sentem estas danças. Dançam como se tivessem nascido naturalmente guerreiros.












***
* * * * *







Comentários